MANUAL HAMSTER CHINÊS

logo nota.jpg

 

MANUAL DE CUIDADOS E CURIOSIDADES – HAMSTER CHINÊS

 

 

  • O Hamster chinês é uma espécie de hamster (nome científico Cricetulus griseus), originário dos desertos do nordeste da China e Mongólia. Estes animais chegam a medir de 7,5 a 9 cm de comprimento, e na fase adulta eles têm de 5 a 8 filhotes por semestre e pesam de 50-75 gramas. Vivem em média de dois a três anos. O hamster chinês geralmente é utilizado como animal de estimação.

 

Hábitos Alimentares

·         Hamsters são animais onívoros, ou sejam, se alimentam tanto de animais como vegetais, mas a maior parte da sua dieta é composta por vegetais frescos, sementes e grãos. Muitas vezes o hamster irá ingerir as próprias fezes, numa prática denominada coprofagia. Essa prática é necessária para a realização de uma segunda digestão e obtenção dos nutrientes necessários.

·         Outra característica marcante desses animais são seus incisivos. Como todos os roedores, seus incisivos não param de crescer e, por isso, é essencial para esses animais roer alimentos duros constantemente.

·         O crescimento excessivo dos dentes causa uma condição muito dolorosa para o animal, que pode leva-lo a morte por incapacidade de se alimentar. Se você notar que seu animal não consegue fechar a boca direito ou tem dificuldade para se alimentar, leve-o ao veterinário rapidamente.

·         O nome Hamster deriva de uma palavra do alemão arcaico, que significa “Acumular”, devido ao fato do animal guardar comida em suas bochechas. Por isso é importante que a vasilha de comida esteja um pouco afastado da casinha do animal para ele guardar a comida na sua bochecha e levar para se alimentar em segurança. Essa prática é utilizada na natureza para ele se proteger de predadores e só se alimentar no seu refúgio.

Alimentos de Hamsters

·         Existem no mercado, diversas misturas de grãos e rações especialmente desenvolvidas para hamsters (não confunda com as de roedores). Essas misturas contêm grãos, sementes e legumes desidratados ideais para seu animal. Procure não utilizar rações para outra espécies como aves ou coelhos, essas rações contém proporções diferentes de nutrientes e, algumas delas, hormônios, que podem fazer muito mal ao seu Hamster.

·         Os hamsters podem se alimentar de vegetais e frutas frescas, porém cuidado com o excesso de água nesses alimentos, pois pode causar diarreia. Por causa disso, alimentos como melancia e chuchu não devem ser dados aos animais.Retire as sementes das frutas ao dar para o animal, algumas podem ser tóxicas, como é o caso das sementes de maçã.

·         As sementes de maçã contêm níveis relativamente elevados de cianeto, um poderoso veneno para a maioria dos seres vivos. Para seres humanos a quantidade de cianeto em uma semente é muito baixa, porém para hamsters pode causar sua intoxicação e morte.

·         As batatas cruas também não devem ser dada aos Hamsters. Nesse caso a substância tóxica é a solanina, um alcaloide termossensível presentes nesse tubérculos, especialmente quando ainda não estão maduros.

·         Amêndoas, caroço de pêssego, ameixas e de cereja também são tóxicos ao seu bichinho. Mais uma vez, esses alimentos não são tóxicos aos humanos se ingeridos em quantidades normais, porém hamsters são muito facilmente intoxicados. O arsênico é o responsável pela intoxicação nesses casos, inclusive há relatos de intoxicação de seres humanos por excesso desses itens.

·         Frutas como banana e maçã (sem semente), verduras como alface e brócolis, e legumes como pepino e cenoura, podem ser dados livremente aos hamsters. Cenouras, pepinos e maças por serem mais duros são sucesso entre esses animais.

·         Atenção para frutas cítricas (Tomate, Limão, Laranja, Tangerina, Abacaxi etc) e alimentos como alho e cebola. Esses não devem ser dados em hipótese alguma, pois o excesso de acidez causa gastrite neles. Em caso de suspeitar que o alimento tenha sido muito ácido (o hamster costuma salivar muito nesses casos) dê aveia em flocos para amenizar.

·         No caso dos Hamsters Anões Russos, devemos ter cuidado com os alimentos muito doces. Esses animais têm uma tendência maior do que os Sírios de desenvolver Diabetes. Por isso frutas não são indicadas como agrado nesse caso, prefira pepinos ou o caule da alface, apesar de parecer ruim, os hamster adoram.

·         Deixei para o final os conselhos óbvios. Nunca dê chocolates (o Alcaloide Teobromina é tóxico para vários animais), alimentos industrializados (excesso de sódio e açúcar) e nem deixem eles se alimentar de plantas no seu jardim (acredite, tem gente que faz isso), eles comem quase tudo sem muito critério e podem se intoxicar.

·         Alimente seu Hamster adequadamente e ele viverá mais saudável e por mais tempo. Lembre-se que todo o cuidado é pouco com esses bichinhos, eles se intoxicam muito facilmente.

Significados dos gestos

  • Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão: Insegurança, lugar não familiar
  • Estufar as bochechas: Intimidação
  • Limpar-se meticulosamente: Sentido de conforto, de estar em paz
  • Bocejar: Contentamento, relaxamento
  • Levantar as duas patas dianteiras: Defesa de uma fêmea quando atacada por um macho
  • Saltar no ar: Bom humor, excitação
  • Sentar na parte posterior do corpo: Atenção ou agressão
  • Orelhas apontando para trás: Cansaço ou insegurança; medo, mau humor, agressividade, atenção
  • Deitar sob as costas imóvel: Postura de defesa; medo
  • Andar com a parte anterior do corpo abaixada e o rabo levantado: Medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos
  • Coçar: Conforto, relaxamento
  • Limpar-se repentina e prolongadamente: Estado de alarme, susto
  • Orelhas dobradas: Atenção
  • Hesitar repentinamente: Estado de alarme ou medo.
  • Morder as orelhas: Agressão, Intimidação


Sobre a loja

Criação e venda de roedores, mini-coelhos e coelhos anões desde 2.003, temos hamster chinês, hamster sírio, anão russo, gerbil, topolino, camundongos, mercol e porquinhos da índia. Criamos todas as raças de coelhos anões e mini coelhos disponíveis no Brasil.

Social
Pague com
  • Bcash
  • PayPal Express
  • Pagamento na Entrega
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

RANCHO DOS ROEDORES - CNPJ: 24.484.626/0001-89 © Todos os direitos reservados. 2019